Só de falar em estresse já estressa né..rsrs gente vamos combinar que não dá para fugir do estresse..ele aparece seja no trabalho, no trânsito, logo após aquele desgaste psicológico e quando se damos conta estamos estressadíssimos pensando nisso hoje compartilho com vocês algumas dicas baseadas no livro de Richard Carlson: Não Faça Tempestade em Copo d'Água no Trabalho (se alguém já leu esse livro e quiser comentar fique a vontade) publicadas na Revista VOCÊ s.a vamos conferir?
Nunca se falou tanto em estresse e no que fazer para evitá-lo.Mas será que fazemos mesmo o que precisa ser feito?
- Experimente parar tudo o que está fazendo agora
Só por 10 minutinhos...alguns colegas não vão entender nada quando perceberem que você simplesmente "desligou".Tudo bem.Talvez um ou outro considere isso pura esquisitice.Afinal, a vida é tão corrida e você surge com uma paradinha estratégica? Mas essa é uma boa maneira de, bem no meio do furacão, ter a impressão de que a vida pode ficar mais devagar.Richard Carlson diz que quem faz isso tem a agradável sensação de que o dia pode ser um bocado mais fácil e menos...estressante.
No trabalho, geralmente usamos apenas o ritmo rápido e o mais rápido.Que tal, então usar o ritmo normal? Algumas pessoas ouvem essa recomendação quase diariamente.Pudera! Entrou por aqui, saiu por ali.Elas provavelmente não diminuíram o ritmo, nem mesmo para refletir sobre o quanto isso é realmente importante.
- Fuja da tentação de querer todo mundo concordando com você
Aí está um comportamento tipicamente...estressante.Tanto para quem quer impor uma opinião, como para o coitado do lado de lá.Já não basta seu chefe e o colega sabe-tudo querendo ter a primeira e a última palavra ou pior querendo ter razão o tempo todo?
- Reflita um pouco: vai adiantar alguma coisa reclamar dos seus prazos finais?
Suas queixas consomem o tempo que você poderia estar usando na conclusão do relatório, na apresentação da solução a seu cliente ou no que mais você tenha para fazer.Na maioria das vezes, ficar lutando contra prazos apertados é perda de tempo.Em vez disso, prefira correr logo contra o relógio.
Alguns profissionais ficam à beira de um colapso só de ouvir essa palavra.Se esse é o seu caso, faça o seguinte: fique longe da maluquice toda, depois de resolver seu problema.Ah, não esqueça de sugerir soluções para diminuir a burocracia, pois cedo ou tarde você precisará enfrentá-la de novo.
Ou: não dê tanta importância às promessas que seus colegas fazem durante o expediente.Em todo lugar se vêem colegas esbarrando uns nos outros, assumindo compromissos que dificilmente são levados a sério.Coisas pequenas, como tomar um café mais tarde, passar lá no escritório qualquer hora dessas, dar um alô no fim de tarde...Sejamos sinceros: quantas dessas promessas são cumpridas? O problema é que quem tem esse hábito se sente pressionado e sobrecarregado por ter tantos "compromissos" não realizados.
- Não deixe as pessoas esperando