19 setembro 2013

Você tem medo de falar em público?



Se você respondeu sim, hoje você vai aprender dicas para enfrentar esse medo!
Gente falar em público é uma tarefa difícil, ainda mais se você for assim igual a mim, que fico vermelha, começo a tremer e esqueço tudo que tinha para falar,rs.
Em maio de 1999 a revista VOCÊ s.a. publicou na sua edição de nº 11 uma matéria feita pela Laura Somoggi chamada: VOCÊ TEM HORROR DE FALAR EM PÚBLICO?

VOCÊ s.a, Nº11 - Maio 1999


A revista trouxe a seus leitores 7 passos para enfrentar esse obstáculo. Vamos conferir?


1 - SAIBA O QUE VOCÊ VAI FALARA primeira coisa que você deve ter em mente quando for falar em público é : saiba o que vai dizer.Leia, pesquise, se interesse, domine o assunto.Isso vale para qualquer tipo de apresentação.É preciso ter intimidade com o assunto, conheça o máximo que você puder, nunca ache que você sabe o bastante e não precisa aprender mais.É importante sobrar informação.Concentre-se naquilo que você quer que fique na cabeça das pessoas.
2 - CONHEÇA O TERRENO EM QUE VAI PISARNunca faça uma apresentação sem conhecer algumas informações básicas: para quem você vai falar, o que esse público quer ouvir, quanto tempo você terá, se você será o único orador, qual a ordem das apresentações, se haverá um período para perguntas e respostas, se você vai falar durante uma refeição, o local da apresentação, que instrumentos estarão à sua disposição (retroprojetor, computador com programa para fazer apresentações, televisão, vídeo, lousa, etc).Prepare-se para todo tipo de pergunta.É inevitável que o público levante questões menos exploradas na sua apresentação.Se você realmente dominar o assunto, tem como prever muitas dúvidas e possíveis objeções.
3 - SEJA BREVENão canse o seu público, ele vai ficar inquieto, vai começar a conversar, a levantar, e você vai ficar inseguro.O ex presidente americano Lyndon Johnson costumava recomendar: "Saiam sempre no auge da festa".Com isso ele queria dizer que, onde quer que esteja, você deve parar de falar quando seus ouvintes esperam e desejam que você continue.
4 - APRENDA A SE RELACIONAR COM O PÚBLICOO receio de não conseguir cativar o público é comum.Em primeiro lugar, tire da cabeça a idéia de que o público está lá para criticar você.Pode parecer absurdo, mas muita gente sente isso e acaba ficando na defensiva.Escolha algumas pessoas e foque nelas.Não fique com o olhar perdido.Relaxe também com relação ao comportamento de quem está ouvindo você.A preocupação de controlar as reações do público só atrapalha.O fato de alguém  estar bocejando pode significar apenas que ele (ou ela) passou a noite tentando fazer o filho dormir.Alguém que levanta pode ter uma emergência para resolver.Não fique escravizado pelo comportamento da platéia.
5 - SEJA VOCÊ MESMOCrie o seu estilo.Não faça piadas se você não é naturalmente engraçado.Uma das piores sensações do mundo é o silêncio pairando no ar depois de fazer uma gracinha.Não ande pelo palco, onde quer que você esteja, se isso não for confortável para você.Você até pode e deve incorporar ao seu estilo aquilo que mais lhe agrada em oradores que você vê como modelos.Desde que você não desrespeite o seu jeito de ser.
6 - TREINE, TREINE E TREINEMesmo que você siga tudo o que foi escrito até agora, é só a prática que vai lhe dar mais segurança.Não há nada melhor a ser feito.Decorar o texto é uma boa situação? Há controvérsias.Alguns especialistas no assunto dizem que sim; outros que não.O estadista inglês Winston Churchill, um dos maiores oradores da História, não tinha o costume de decorar.Ele sempre escrevia o que queria dizer, depois transformava o texto escrito em observações que rabiscava de próprio punho ou datilografava após dar o acabamento que o deixava satisfeito.
7 - VÁ EM FRENTE, MESMO COM UM FRIOZINHO NA BARRIGAA falta de experiência também gera insegurança.E a melhor forma de superá-la é enfrentar as situações que aparecerem.Não recuse convites, não fuja de reuniões e nem tente adiar alguma apresentação.Seja persistente.Mesmo com todo treino do mundo, é bom ter em mente que mãos suando e um pouco de ansiedade são comuns e praticamente inevitáveis nos minutos que antecedem uma apresentação.



32 comentários:

  1. Sou dessas que fica toda vermelha e treme da cabeça aos pés. Tenho horror a trabalhos da escola, que tenho que ficar lá na frente e aquela gente me olhando hahaha, achei importante a dica que temos que focar em alguém, eu sempre escolha algum colega que me dá confiança e falo pra ele. Minha mãe que diz que temos que treinar na frente do espelho, meu pai também tem medo de falar em público, a tática dele é que a folha que você vai usar para apresentar seja de um papel duro, assim as pessoas não percebem que você está tremendo, dá para dar uma disfarçada. Não esquecendo que temos que confiar em nós mesmos, se estudamos sabemos o que vamos falar! Muito bom, eu adorei..
    Beijinhos,
    Nati,
    http://nataliascholze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom que você gostou Nati,somos iguais então, pense em uma pessoa que fica toda vermelha e tremendo sou eu,rs...essa dica é bem legal, escolher alguém e começar a falar ajuda bastante,e treinar também na frente do espelho é uma ótima dica,sua mãe está certa! e a dica do seu pai de escolher um papel mais duro para disfarçar é 10 vou usar isso quando precisar,hehehe e claro confiar na gente sempre! enfrentar nosso medo! falou tudo minha querida, amei *-*

      Excluir
  2. Ah! Não sou nada tímida. Ja fui oradora de turmas por 2 vezes. Emocionar pessoas em discursos de formatura foram os melhores que vivi. E tudo o que descreveu para os que tem medo é perfeito.
    Parabéns! Adorei!
    Ritinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Ritinha você merece um prêmio! eita mulher corajosa! queria ser igual a você, eu imagino quanta emoção deve ter sido! que legal,fico muito feliz por gostar das dicas e olha que eu tive que resumir bem, pois a matéria da revista são de 9 páginas!

      Grande Beijo Ritinha <3

      Excluir
  3. Bom dia Kaka.. nem fale nisso rsrsrs quando tive que palestrar para um grupo de crianças quando fiz meu primeiro livro.. eu tremia que nem uma folha de papel.. não saia nada.. só destravei quando tomei um copo da agua e me engasguei dai o trem saiu do lugar rsrs meu signo de virgem não me ajuda muito nisso.. sou mais recolhido.. um lindo dia pra vc até sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel,você sendo um grande poeta já passou por isso? não acredito,rs...acho que foi bem divertido essa situação,fiquei imaginando aqui! temos o mesmo signo! então é culpa do nosso signo que somos assim,rs

      Um Grande Abraço *-*

      Excluir
  4. ai adorei, eu tinha mtmtmt vergonha, ai comecei fazer adm e meus professores dizem,: profissional de adm n pode ser timido, agr sou de boa até demais, otimas dicas, adorei o post ;*

    Pedaços de Lembranças

    bjbj <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ke <3 fazendo adm te ajuda bastante então!deve ser tão bom ser assim de boa,que legal! fico feliz por você gostar das dicas *-*

      Beijoos!

      Excluir
  5. Nossa senhora, eu sou super, hiper, mega tímida pra falar em público, principalmente quando vou apresentar algum trabalho na escola.. e.. isso é muito chato porque as vezes me impede de fazer várias coisas.
    Adorei as dicas que você selecionou. Super útil.
    Obrigada!
    Beijos :*

    http://entreasppas1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale né Mirella, é super difícil para nós que somos tímidas,rs até para falar para metade da classe que seja,não dá e o nervosismo toma conta,e por isso acabamos perdendo várias oportunidades mesmo! essas dicas me ajudam muito até hoje e saber que você também aprovou elas é minha maior recompensa!

      Grande Beijo <3

      Excluir
  6. Já li tanta coisa pra para perder o medo ,
    mas o medo continua, fazer o que?
    tremo toda fico suada e não consigo falar corretamente.

    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem assim mesmo Simone,parece que ele sempre vai estar ali e a vontade de sair correndo também né,rs...o tempo e as experiências nos traz um pouco mais de segurança, mas como diz a última dica as mãos suando e a ansiedade vão estar sempre presentes!

      Grande Beijo *-*

      Excluir
  7. Oi Kaka, nossa adorei as dicas e o texto!
    Eu tenho um pouco de vergonha, não fico vermelha nem nada, mas eu simplesmente não consigo falar!
    Parece que "vejo" tudo que preciso dizer na minha cabeça, mas não sai hehehe!
    Na faculdade eu já tive umas cadeiras que tinha oratórias, p/ gente perder a vergonha mesmo em lidar com isso e sempre como diz ali, um assunto que nós dominassemos e podessemos falar tudo sobre e responder perguntas!
    E realmente a experiencia ajudou bastante!
    ;)
    Beijinhos querida!
    http://pinkcupcakecris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris,que bom que gostou!!! nossa imagino,a voz não sai mesmo,rs comigo também é assim,dá aquele branco tudo por causa do medo de falar em público!é se a gente dominar o assunto,já sabemos meio que se "virar" na hora e as palavras acabam saindo,rs agora as experiências que você teve com certeza fizeram a diferença né! isso é super bom =)

      Um Grande Abraço Cris <3

      Excluir
  8. Oi Kaka ! Eu adorei o post :)
    Olha , eu sou muuuuito tímida , pra você ter uma ideia hoje fiz uma apresentação lá na escola (tive que dançar música dos anos 60) para a escola inteira , fiquei super nervosa e mais branca -do que já sou- rs. Deu tudo certo e por um milagre não errei nada! Até em trabalhos de sala de aula que tem que apresentar eu fico vermelha de vergonha ><
    Adorei o post , devemos ter confiança em nós mesmo né? Bjinhos :*
    http://sonhando-porai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah *-* você dançou ao som dos anos 60! deve ter sido muito legal,e você arrasou com certeza né! você é muito corajosa,o bom é que você fica vermelha de vergonha mais vai,enfrenta e consegue! isso é o mais importante,a confiança é tudo mesmo,se a gente não confiar na gente quem vai confiar né? rs

      Amei! Grande Beijo *-*

      Excluir
  9. Eu tenho um pouco de vergonha de falar em público. Gosto de ser quem comunica algo, mas, ao mesmo tempo, odeio toda atenção em mim. Odeio que me olhem demais, sei lá, parece que eu estou errando.
    Acho bom escrever tudo o que a gente pode falar, porém devemos deixar tudo muito a nossa cara para não esquecer de nada na hora de ir lá e enfrentar o público.
    http://doisquintos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle *-* é muito legal quando se é escolhido para falar ou apresentar algo,a gente se sente tão importante né, mas chega na hora...cadê a coragem? lá se vem a vergonha e na hora aquele branco total,rs e as pessoas olhando fixamente para você só vai piorando mesmo,rs o bom é agir como diz a dica de Nº4 e o que você disse é muito importante,escrever o que se vai falar de um jeito só seu,assim a apresentação fica a sua cara e vai se tornando mais confortável!

      Beijos Marcelle <3

      Excluir
  10. Lindo blog.

    Segue? Sigo de volta com
    muito carinho

    http://meuryss.blogspot.com.br/

    bjoss

    ResponderExcluir
  11. Não tenho medo, tenho vergonha hehe. Adorei! :)
    Beijos e uma ótima semana!
    O Gi Bertolini mudou! Convido você a conhecer o novo blog. http://todebatom.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna *-* se você só tem vergonha já é bom,rs e eu que tenho os 2 hehehe

      Beijoos!

      Excluir
  12. Sou dessas que fica muito ansiosa por qualquer coisa... falar em público é um tormento, hehehe. Quando eu consigo engrenar o assunto, aí tudo bem... mas a espera e expectativa que me deixam nervosa demais!!
    Obs.: amei ver meu blog na página de parceiros... muito obrigada por tamanha gentileza.
    Beijos!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda *-* sabia que eu também,sou muito ansiosa,é difícil né,rs a hora parece nunca passar e o nervosismo toma conta! Gentileza gera Gentileza,ainda mais seu blog que eu amei demais conhecer <3

      Um Grande Abraço *-*

      Excluir
  13. Eu tinha. Muito.
    Mas com o tempo acabou passando. Tive até um ataque de nervosismo uma vez antes de entrar no palco do teatro da minha escola, mas depois percebi que isso tinha que parar e hoje eu faço o possível para não parecer nervosa e isso anda funcionando ^^
    Estou te seguindo.
    Passa lá no meu blog *-*
    Beijos,
    misturandoasmentes.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabíola Seja Bem Vinda! olha que legal, então você conseguiu, que bacana, parabéns...olha acho que vou começar a pensar assim também! amei....

      Beijos!

      Excluir
  14. Muito bom o texto. As dicas são realmente muito validas, no meu processo de me livrar da timidez eu fui percebendo essas coisas. Ah, obrigado pela visita no meu blog ;) Será sempre bem-vinda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Allan, fico feliz por gostar!

      Muito obrigada você também será sempre super bem vindo aqui :)
      Um grande abraço!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belle volte sempre!!! És bem vinda :)

      Beijão

      Excluir
    2. Olá, Kaka! Pois é, minha aula ficou para a próxima sexta-feira, torça por mim! ;-) Já salvei seu blog nos meus favoritos e sempre virei para dar uma olhada, afinal de contas, aqui tem coisas que eu amo: estrelas, flores e melancia... :-D <3 Beijão!!!

      Excluir
    3. Vou torcer sim :D vai dar tudo certo!!!

      Muito obrigada por todo carinho *-*
      Um grande beijo!

      Excluir

* O Seu Comentário é Muito Importante *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...