01 setembro 2014

A intenção da semente



Um homem morava numa cidade grande e trabalhava numa fábrica. Todos os dias ele pegava o ônibus das 6:15h e viajava cinqüenta minutos até o trabalho. À tardinha fazia a mesma coisa voltando para a casa.
No ponto seguinte ao que o homem subia, entrava uma velhinha, que procurava sempre sentar na janela. Abria a bolsa tirava um pacotinho e passava a viagem toda jogando alguma coisa para fora do ônibus.
Um dia, o homem reparou na cena. Ficou curioso. No dia seguinte, a mesma coisa.
Certa vez o homem sentou-se ao lado da velhinha e não resistiu:
- Bom dia desculpe a curiosidade, mas o que a senhora está jogando pela janela?
- Bom dia, respondeu a velhinha. - Jogo sementes.
- Sementes? Sementes de que?
- De flor. É que eu viajo neste ônibus todos os dias. Olho para fora e a estrada é tão vazia.
E gostaria de poder viajar vendo flores coloridas por todo o caminho. Imagine como seria bom.
- Mas a senhora não vê que as sementes caem no asfalto, são esmagadas pelos pneus dos carros, devoradas pelos passarinhos. A senhora acha que essas flores vão nascer aí, na beira da estrada?
- Acho meu filho. Mesmo que muitas sejam perdidas, algumas certamente acabam caindo na terra e com o tempo vão brotar.

- Mesmo assim, demoram para crescer, precisam de água.
- Ah, eu faço minha parte. Sempre há dias de chuva. Além disso, apesar da demora, se eu não jogar as sementes, as flores nunca vão nascer.
Dizendo isso, a velhinha virou-se para a janela aberta e recomeçou seu “trabalho”. O homem desceu logo adiante, achando que a velhinha já estava meio “caduca”.
O tempo passou...
Um dia, no mesmo ônibus, sentado à janela, o homem levou um susto, olhou para fora e viu margaridas na beira da estrada, hortênsias azuis, rosas, cravos, dálias. A paisagem estava colorida, perfumada e linda.
O homem lembrou-se da velhinha, procurou-a no ônibus e acabou perguntando para o cobrador, que conhecia todo mundo.
- A velhinha das sementes? Pois é, morreu de pneumonia no mês passado.
O homem voltou para o seu lugar e continuou olhando a paisagem florida pela janela. “Quem diria, as flores brotaram mesmo”, pensou. “Mas de que adiantou o trabalho da velhinha? A coitada morreu e não pode ver esta beleza toda”.
Nesse instante, o homem escutou uma risada de criança. No banco da frente, um garotinho apontava pela janela entusiasmado: Olha mãe, que lindo, quanta flor pela estrada. Como se chamam aquelas azuis?



Então, o homem entendeu o que a velhinha tinha feito. Mesmo não estando ali para contemplar as flores que tinha plantado, a velhinha devia estar feliz. Afinal, ela tinha dado um presente maravilhoso para as pessoas. No dia seguinte, o homem entrou no ônibus, sentou-se numa janela e tirou um pacotinho de sementes do bolso.

“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores. Se não houver flores, valeu a sombra das folhas. Se não houver folhas, valeu a intenção da semente”.

Lamento desconhecer a autoria.


 

16 comentários:

  1. Poucas vezes li uma alegoria da vida tão linda. É da natureza de muitos seres humanos colocar todas as objeções do mundo, para não realizarem algo que melhore as coisas neles mesmos e ao seu redor. É da natureza de muitos seres humanos fazer uma enorme listas de 'por que isso? por que aquilo? mas e isso, mas e aquilo...' Mas, felizmente, é da natureza de um número significativo de seres humanos acreditar em sementes, acreditar em pequenos gestos, acreditar em 'bom dia', acreditar em sorrisos, acreditar em acreditar! Eu acredito em acreditar. sei muito bem que também tu. E isso faz diferença! E ainda continuará fazendo, para muitas pessoas, depois de nós. Muito belo, extremamente belo! Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos e quase todos são assim, perguntam tanto o por que das coisas que se esquecem do mais importante o viver, estamos plantando nossas sementes e tenho certeza Lucas fazemos a diferença sim, e você com toda sua sabedoria mais ainda!

      Muito obrigada viu...
      Beijãaaaaaaaaaaao *-*

      Excluir
  2. Olá bom dia, nossa este conto até me fez chorar lindo d+++ valeu mesmo a intenção da semente.
    Boa semana.
    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom Irene, fico muito feliz viu...

      Muito obrigada
      Beijão <3

      Excluir
  3. Linda essa mensagem e que todos nós possamos sempre lançar sementes boas ,coloridas e do bem! bjs, lindo setembro! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Chica, o mundo precisa de pensamentos assim!!!

      Muito obrigada..lindo setembro pra você também :)
      Beijão *-*

      Excluir
  4. Assim procedesse toda a humanidade!
    O Mundo seria ainda mais belo em todos os sentidos!
    Um historia linda!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja, mais belo, mais generoso, mais humano!

      Muito obrigada Ailime :)
      Beijão *-*

      Excluir
  5. Boa tarde querida kaka.. acabei de ver a música.. é muito boa desta banda né.. conheci através do meu irmão.. o video clip deles tb é bom..
    sobre tua postagem..
    a intenção é que faz a semente germinar.. coloque a intenção e tudo acontece.. é assim com nossos desejos.. nossas metas.. nós somos a semente de maior valor.. beijos e até sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo isso Samuel, nós somos a semente...me fez refletir, que cada intenção nossa seja para o bem do mundo :)

      Muito obrigada querido poeta!
      Beijão *-*

      Excluir
  6. Boa noite Kaka!
    Achei essa história linda demais! Nos colhemos o q plantamos e as vezes mesmo q não estejamos lá para ver o bem q fazemos alguém verá e é isso q importa. Saber q fazemos algo de bom não só para nos mas para os outros!
    Fica com Deus!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mila :) Sim o que importa é o que deixamos de bom, nossas sementes viram um jardim de boas ações que podem transformar o mundo!

      Amém, muito obrigada viu...
      Beijão <3

      Excluir
  7. É para mim uma honra acessar ao seu blog e poder ver e ler o que está a escrever é um blog simpático e aqui aprendemos, feito com carinhos e muito interesse em divulgar as suas ideias, é um blog que nos convida a ficar mais um pouco e que dá gosto vir aqui mais vezes.
    Posso afirmar que gostei do que vi e li,decerto não deixarei de visitá-lo mais vezes.
    Sou António Batalha.
    PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se ainda não segue pode fazê-lo agora, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
    Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é sempre bem vindo por aqui António.

      Eu já sigo seu blog desde Novembro/2013.
      E você já retribuiu em Novembro/2013.

      Amém Que a Paz de Jesus esteja no seu coração e no seu lar também!

      Excluir
  8. Oi Kaká,
    Incrível, ainda bem que existem pessoas com um lindo coração, a velhinha se esforçou para deixar para os outros a beleza das flores.
    Ela não era egoísta, do contrário plantaria somente no seu jardim, mas quis espalhar a beleza das flores que Deus nos deu para o nosso acalento.
    Eu tenho outros objetivos a fazer, mas tenho o bloguinho que esporadicamente irei postar e muitas postagens no Lua Singular que vocês nem imaginam a essência que tinha o meu coração, hoje, meio triste, mas necessário.
    Eu fiz como a velhinha é só ver as sementes que joguei no começo do blog, mas veio uma chuva de areia e me desiludi.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dorli minha querida, tudo que eu tinha para dizer pra você eu escrevi naquele e-mail que te mandei, mas quero reforçar aqui o quanto sua missão é importante, você tem um dom e isso faz de você uma pessoa especial, espero que logo você volte a postar e replante as flores do seu belo jardim!

      Muito obrigada viu...
      Um beijão *-*

      Excluir

* O Seu Comentário é Muito Importante *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...