19 outubro 2014

Saber dar a volta por cima



Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar no trabalho de sua fazenda.
Um dia, o capataz lhe trouxe a notícia que um de seus cavalos havia caído num velho poço abandonado.
O buraco era muito fundo e seria difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro avaliou a situação e certificou-se de que o cavalo estava vivo. Mas pela dificuldade e o alto custo para retirá-lo do fundo do poço, decidiu que não valia a pena investir no resgate.
Chamou o capataz e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o ali mesmo. O capataz chamou alguns empregados e orientou-os para que jogassem terra sobre o cavalo até que o encobrissem totalmente e o poço não oferecesse mais perigo aos outros animais.
No entanto, na medida em que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia e a derrubava no chão e pisava sobre ela.
Logo os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, mas, ao contrário, estava subindo à medida que a terra caía, até que, finalmente, conseguiu sair do poço.

(Lamento desconhecer a autoria)

Achei essa parábola muito linda e também com um grande exemplo do cavalo, ele lutou pela vida, achou uma maneira, ou melhor, a única maneira que ele tinha de conseguir sair do poço e saiu. Quantas vezes em nossa vida temos uma única oportunidade e não fazemos uso dela heim? Quantas vezes deixamos pessoas decidir por nós? Se o cavalo não pisasse sobre a terra estaria morto, saber dar a volta por cima é também achar solução onde parece não ter.Pense nisso:)



8 comentários:

  1. Belíssimo conto! Esplendoroso. Ouso perguntar se o cavalo não seria mais inteligente que o dono... Não ouso responder... Deveras, essa bela história nos mostra algumas lições. Dar a volta por cima – ou por baixo – é certamente a maior delas. Mas decerto aprendemos que não se deve desistir sem ter certeza absoluta de que todas as opções foram amplamente avaliadas. Decerto aprendemos que soterrar um problema não é resolvê-lo, mas tão somente soterrá-lo mesmo, e muitos não fazem mais que isso com seus problemas na vida. E, deveras, aprendemos como tu és talentosa em achar histórias que nos envolvem e encantam completamente. Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  2. Amei, até pq temos que ter a sabedoria de andarmos sobre a dificuldade.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Kaka.. o titulo é simples mas por em prática as vezes é dificil.. eu já cai tanto.. que as vezes nem sei se vale a pena querer dar a volta e cair do outro lado de novo..
    mas a vida pede isso... até que der para ir indo a gente vai né..
    buscando consciencia sempre.. bjs e até sempre querida

    ResponderExcluir
  4. Eu sei bem como é isto. Amei o testo...
    E é assim que tem que ser, por pior que nos pareça a situação, sempre haverá uma saída.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Bom dia amiga. Após um longo período afastado da vida virtual devido a diversos problemas de ordem pessoal, aos pouco estou voltando no espaço dos amigos. Gostei muito do texto que alias, é uma lição de vida, que devemos levar. Quantas vezes passamos pela mesma situação que esse cavalo não é ? Por mais pesada que seja a dificuldade, devemos encontrar forças, sacudir os maus pensamentos e tentar dar a volta por cima. Eis aí a grande lição.

    Abraços, fique na paz,
    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que lição o cavalo nos dá nesta parabola , temos que soterrar tudo que nos tenta parar de seguir nossos objetivos , fechar os ouvidos e seguir em frente.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bonita e interessante essa parábola, Kaká. Temos que pegar situações que nos parecem desfavoráveis e transformar em algo a nosso favor. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Lição para todos nós, até me emocionei ao ler 👏👏👏

    ResponderExcluir

* O Seu Comentário é Muito Importante *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...